Notícias

6/recent/ticker-posts

Bahia é o estado que mais expandiu rede de fornecimento de água e tratamento de esgoto no Brasil


 A Bahia foi o estado brasileiro que mais expandiu a rede de fornecimento de água e tratamento de esgoto indo na contramão da maioria, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). 


De acordo com a Embasa, os investimentos efetivados e entregues aos municípios de sua área de atuação, entre 2007 e 2020, junto com as ações do Governo do Estado somam o montante de R$ 9 bilhões. Resultando, em aproximadamente mais 4 milhões de pessoas com acesso a água tratada e mais 2,5 milhões de pessoas com acesso a coleta e tratamento de esgoto.


O relatório mais recente do Sistema Nacional de Informações do Saneamento (SNIS), com dados de 2019, indica que o estado baiano alcançou um índice acima de 90% de atendimento com rede de água e um patamar entre 40% e 70% de atendimento com rede coletora de esgoto em área urbana.


Apesar de não atuar em todos os 417 municípios da Bahia, a Embasa afirma que, a capacidade econômico financeira aliada a um plano sustentável de investimentos e parcerias com o setor privado possibilitaram o cumprimento das metas de universalização em municípios com contratos vigentes.


Como resultado das ações realizadas nos últimos 14 anos, a empresa registrou, no período, um aumento de 70% no número de ligações de água e de 187% no número de ligações de esgoto em relação ao quantitativo que existia em dezembro de 2006.

 Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários