Notícias

6/recent/ticker-posts

Moradores do Centro-Sul da Bahia relatam ter ouvido forte barulho no céu


 Moradores das cidades de Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Carinhanha, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape, localizadas na região Centro-Sul da Bahia, relataram ter ouvido um forte estrondo na tarde do sábado (2). 

Nas redes sociais, muitas pessoas relataram ter escutado o barulho no céu. "Que aí da Bahia ouviu um estrondo?", perguntou uma usuária do Instagram. Nas respostas, muita gente disse também ter ouvido.

"Tmb, viu! Queria saber", falou outro usuário no Instagram. "Aki", disse outro.

No WhatApp também circularam áudios de moradores narrando o fenômeno. "Tô aqui em Carinhanha e eu escutei a mesma explosão, gente. Eu fui pra dentro do rio pensando que era bomba, o pessoal matando peixe. A mesma explosão aqui em Carinhanha, agora aqui, fotíssima", revelou uma gravação.

De acordo com a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), que opera uma rede para monitoramento de meteoros, o barulho pode ter sido causado por um meteoro de grandes proporções que não tenha se dissolvido completamente na atmosfera.

"Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região", diz nota da Bramon.  / Por: Reprodução/Site Bramon  P

Postar um comentário

0 Comentários