Notícias

6/recent/ticker-posts

Polícia Federal cumpre mandados em Salvador e São Paulo por suspeita de fraudes no governo do Ceará



 A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Onzenário, que apura fraudes em operações de crédito consignadas em folha dos servidores do governo do Estado do Ceará. São cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão em Salvador, São Paulo e cidades cearenses. Também foi deferido pedido de bloqueio de valores em contas dos investigados.

A ação é decorrente de investigação que apura fatos ocorridos entre 2008 e 2014, com indícios de participação de agentes públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários que atuaram no direcionamento ilícito das operações de crédito.

Há ainda a suspeita de envolvimento do secretário da Casa Civil do Ceará à época dos fatos, bem como do genro dele, dono de uma empresa que movimentou mais de R$ 600 milhões de reais nas operações.

De acordo com a polícia, a investigação policial identificou fluxo intenso de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, por meio de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial, em engenhoso esquema de corrupção e lavagem de capitais.  

Os crimes investigados são de associação criminosa, corrupção, fraude em licitação, crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, culminando em enriquecimento ilícito dos investigados, servidores públicos, ex-gestores de instituições financeiras e empresários, em detrimento do sistema financeiro nacional e dos servidores públicos estaduais do Estado do Ceará obrigados a arcar com juros mais elevados em operações de crédito.

 Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários