Notícias

6/recent/ticker-posts

Eleições 2020: Saiba como denunciar aglomerações e fake news


 As eleições municipais 2020 chegaram e neste ano atípico, que veio atrelado à pandemia do novo coronavírus, os eleitores devem ficar atentos às irregularidades, como as aglomerações, que podem ocorrer no período eleitoral. Quando se trata do descumprimento do protocolo de segurança recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como reunir pessoas com distanciamento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jatahy Jr., ressaltou que a população deve fazer sua parte e denunciar através do Disque Denúncia, que funciona das 9h às 00h. (Confira no final da matéria o número para utilizar o serviço) 

“Qualquer pessoa pode levar a conhecimento da Justiça Eleitoral essa prática que causa prejuízo a saúde pública”, completou. 

Ainda conforme o presidente do TRE-BA, vigiar os atos de campanha é trabalho de todos os cidadãos para que não resultem em cenas de aglomeração e, consequentemente, a propagação da Covid-19. Vale lembrar, que até o dia 9 de junho já tinham sido contabilizadas 1.053 denúncias, sendo 21,4% de eventos que já aconteceram, 49,5% estavam acontecendo no momento do contato e 29,1% estavam agendados.

Outra ação criminosa é a disseminação de fake news. Esse fenômeno, que causa danos eleitorais, também foi alvo de ações educativas do TRE-BA e, nacionalmente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que visam alertar a população sobre essa prática. “Nós temos dois caminhos: tem um caminho que é a repressão da prática de fake news e temos o caminho educativo”, disse Jatahy Jr.  

Para os eleitores que quiserem denunciar casos de compartilhamento de notícias falsas, o TSE disponibilizou o aplicativo Pardal. Os interessados podem fazer fotos e vídeos e enviar as irregularidades em tempo real para a Justiça Eleitoral. “Se todos nós assim agirmos, vamos ajudar e muito a combater essa prática nefasta que é a fake news”, concluiu o desembargador e presidente do TRE-BA, Jatahy Jr.  

Serviços

Disque Aglomeração – (71) 3379-9000, das 9h às 00h. 

Fake News – Baixa o app Pardal.  


 Por: Divulgação/ Fábio Pozzebom/ Agência Brasil 

Postar um comentário

0 Comentários