Notícias

6/recent/ticker-posts

Bahia tem quase 1,2 mil testes de Covid-19 com vencimento em dezembro


 A Bahia possui 1.198 testes do tipo do tipo RT-PCR para a Covid-19 que perderão a validade em 21 de dezembro deste ano. Entretanto, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), os exames, adquiridos pelo Ministério da Saúde, serão utilizados antes do prazo de vencimento.

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a Covid-19, com a coleta do material feita por meio de um cotonete aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca) do paciente. Na rede privada, o exame custa de R$ 290 a R$ 400. Desde o início da pandemia, o SUS aplicou cinco milhões de testes deste tipo. 

Nesta semana, a informação de que o Ministério da Saúde armazena, em São Paulo, um estoque com 6,86 milhões de testes para a Covid-19 que podem perder validade até janeiro de 2021 virou assunto polêmico.

Cobrado sobre o assunto por apoiadores nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) responsabilizou estados e municípios pelo eventual desperdício do material. "Todo o material foi enviado para estados e municípios. Se algum estado/munícipio não utilizou deve apresentar seus motivos", afirmou o presidente.

Já o general e vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que é o Ministério da Saúde quem deve se responsabilizar pelos milhões de testes que estão prestes a vencer. “Tem que buscar o esclarecimento lá com o Ministério da Saúde. Não estou ciente disso. Não é um assunto que passa por mim, não tenho o que declarar a respeito. Tem que ver lá com eles lá”, disse o vice-presidente.

O Ministério da Saúde, por meio do secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo de Medeiros, alegou que a data de vencimento que consta na caixa dos kits é diferente da que se encontra nos frascos dos componentes, ou seja, nem todos os kits estariam próximos da data de vencimento. “O kit não é formado pela caixa, mas sim por componentes. E quando você olha para o prazo de validade dos componentes do kit, verifica que é 2023, por exemplo", afirmou.

Prazo de validade estendido

Representantes do Ministério da Saúde disseram nesta quarta-feira (25) que é possível estender a validade dos testes por mais 12 meses

Essa ampliação está prevista em parecer da empresa fabricante dos exames, afirma o governo. O aval, porém, depende de análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que alega não ter recebido nenhum pedido até o momento.

Segundo o secretário de vigilância à saúde, Arnaldo Medeiros, a pasta vai verificar agora como fazer o pedido para estender o prazo de uso dos produtos.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro diz que cabe a estados e municípios explicação sobre não uso de testes para Covid-19
Mourão diz que Ministério da Saúde deve ser responsável por testes de Covid-19 perto de vencer  /

Postar um comentário

0 Comentários