Notícias

6/recent/ticker-posts

Eleições 2020: Veja quem são os candidatos à prefeitura de Itabuna


 Com quase 215 mil habitantes - de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - a cidade de Itabuna, no sul da Bahia, tem 11 postulantes à prefeitura nas eleições de 2020. Ou seja, opções não vão faltar para os itabunenses no dia 15 de novembro.

O atual prefeito Fernando Gomes (PTC) chegou a dizer que não concorreria à reeleição, mas voltou atrás e está na disputa. Quem também figura entre os concorrentes são os ex-prefeitos Geraldo Simões (PT) e Capitão Azevedo (PL).

BNews fez um levantamento de todos os candidatos disponíveis no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a publicação desta matéria todas as candidaturas ainda aguardavam confirmação da Justiça Eleitoral. 

Conheça os postulantes por ordem alfabética:

Alfredo Melo (PV): engenheiro civil e ambiental, Melo lidera a chamada chapa “puro-sangue” com o também verdista Joelson Passos, candidato a vice. Em 2008 Alfredo foi candidato e vice-prefeito.

Augusto Castro (PSD): ex-deputado, Castro disputou a eleição de 2016 pelo PSDB e teve 17.903 votos, o equivalente a 25,13% dos votos válidos. Seu candidato a vice é Enderson Guinho (Cidadania). A chapa é apoiada pelo Cidadania, PSB e Rede Sustentabilidade.

Capitão Azevedo (PL): membro da Polícia Militar, Azevedo disputou as eleições de 2016 e teve 17.257 votos. Seu candidato a vice-prefeito é Roberto Barbosa.

Charliane Sousa (MDB): contadora, Charliane é vereadora e única mulher a disputar a eleição de 2020 em Itabuna. Seu candidato a vice-prefeito é o engenheiro Harrison Nobre, também do MDB.

Dr. Isaac Nery (Avante): médico, Nery terá como candidato a vice o Pastor Renê Scaled também do Avante.

Dr. Mangabeira (PDT): médico, o pedetista ficou em segundo lugar nas eleições de 2016, mas foi aclamado prefeito, já que seu principal oponente, Fernando Gomes, estava inelegível na época. Mangabeira não chegou a assumir o cargo porque dois meses depois Gomes foi declarado prefeito por decisão da maioria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Este ano o Pastor Wesley Nascimento integra a chapa como candidato a vice-prefeito.

Edmilton Carneiro (PSDB): advogado, o tucano é conhecido na cidade por adotar uma linha mais voltada para o bolsonarismo. Seu candidato a vice-prefeito é o militar Gregory Cruz (PSDB).

Fernando Gomes (PTC): eleito em 2016 com 34.152 votos, Gomes só foi declarado prefeito dois meses após a eleição. Seu candidato a vice é Son Gomes (Republicanos), ex-secretário de Administração. A chapa é composta ainda pelo PSL, Solidariedade e PMN.

Geraldo Simões (PT): ex-deputado e ex-prefeito, Simões teve nas últimas eleições 8.104 votos. 

Pedro Eliodório (UP): disputou a prefeitura de Itabuna em 2012 pelo PCB. Em 2016 foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores. Este ano encabeça a chapa que tem como candidato a vice Antônio Carlos Moura.

Professor Max (PSOL): graduando em Educação Física, Max já disputou três eleições: em 2012 foi candidato a vereador em Itabuna; em 2016 foi candidato a vice-prefeito na mesma cidade; e em 2018 foi candidato a deputado estadual. A chapa é composta ainda pelo candidato a vice Ciro Sales.  /Por: Divulgação/Prefeitura de Itabuna 

Postar um comentário

0 Comentários