Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretário diz que 20 mil alunos da rede estadual serão testados para Covid-19


O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas afirmou nesta quarta-feira (2) que será intensificada nos próximos dias a testagem em massa de crianças e adolescentes da rede estadual de ensino. 
O levantamento é a principal condição para a avaliação da retomada das aulas na Bahia ainda este ano, especialmente após um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatarem um caso de uma mulher que ficou 5 meses com o vírus em seu organismo, sem apresentar sintomas, mas com capacidade de contaminação.
No primeiro "inquérito epidemiológico", como descreve Vilas-Boas, chegou à prevalência de 10% do total de infectados, ou seja, com "sorologia positiva" para o novo coronavírus.
No entanto, somente nesta segunda fase, quando será feita a coleta da mucosa nasal com cerca de 20 mil alunos já na próxima semana, que será possível verificar mais precisamente o índice de alunos portadores da doença.
"Estamos fazendo o inquérito epidemiológico na Bahia, vamos ampliar o número de alunos sendo testados por RP-PCR, para, de fato, verificar se existe um contigente de crianças e adolescentes portadores assintomáticos [...] vimos uma prevalência de 10% dos alunos com sorologia positiva, mas não significa que estavam ativamente doentes. Anteontem começamos o inquérito com coleta nasal e RT-PCR, vamos testar inicialmente 20 mil alunos e, na próxima semana, vamos receber mais um robô para extração de exames e aumentar esta capacidade do Lacen", declarou Fábio durante a inauguração da nova emergência pediátrica em Pirajá, na manhã desta quarta-feira (2).  / Por: Dinaldo Silva/BNews

Postar um comentário

0 Comentários