Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretário de Saúde pede a Governo Federal prorrogação do recadastramento do SUS


 O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates solicitou ao Ministério da Saúde a prorrogação do prazo para recadastramento do SUS, que termina no dia 30 de setembro. Conforme o titular da SMS, metade da população da capital baiana já se cadastrou. “Já temos cadastrados um milhão e 100 mil pessoas a um milhão e 800 mil”, porém, segundo o secretário, muitos dados estão duplicados, de pessoas que fizeram duas vezes. A secretaria está fazendo a limpeza automática dos dados.  “Estamos fazendo um pleito ao ministério para prorrogação do prazo”, afirmou Léo Prates, nesta segunda (21), em entrevista à TV Bahia. 

O recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser feito através do site http://www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br .   Além do site, o usuário poderá realizar o recadastramento de forma presencial até 30 de setembro em uma das 152 Unidades Básicas da rede municipal mais próxima da residência com o Agente Comunitário de Saúde da Unidade de Saúde. Os moradores da capital baiana deverão informar o RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde.

A medida segue determinação do Governo Federal que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras. Assim, o recadastramento (que inclui a atualização e novos registros) será fundamental para o município enfrentar situações como a pandemia do novo coronavírus, além de garantir o cuidado contínuo realizado por diversos profissionais na prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, bem como na oferta de vacinas, medicamentos, realização de curativos entre outros serviços.  / Por: Redação BNews
 

Postar um comentário

0 Comentários