Notícias

6/recent/ticker-posts

Protocolo de vacina russa deve chegar na Bahia nesta sexta-feira para ser submetido aos conselhos de ética, diz Rui


As documentações da vacina Russa Sputink V, que será testada em 500 voluntários na Bahia, pode chegar no estado ainda nesta sexta-feira (18). A papelada será submetida a análise do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Couto Maia e, na sequência, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, em Brasília. Após a aprovação de ambos, o ensaio da eficácia será autorizado. A informação foi compartilhada pelo governador Rui Costa na manhã desta quarta-feira (16), durante entrevista ao jornalista Datena, da rádio Bandeirantes. 
O acordo firmado entre a Bahia e a Rússia pode ajudar o Brasil a não ficar atrás na corrida mundial pela proteção contra a Covid-19. O estado pode chegar a produzir 50 milhões de doses, o que ajudaria na imunização de 1/4 da população brasileira.
A Bahia também testa a vacina desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech. Os testes estão sendo feitos nas Obras Sociais Irmã Dulce. Segundo Rui, ainda não há um resultado. Durante entrevista, o governador destacou também que é preciso investir em pesquisas próprias para fortalecer a ciência brasileira. 
“Eu acho importante que em qualquer nação do mundo estabeleça essa estratégia para assegurar o seu povo. Não dá para fica dependendo de meia dúzia de laboratórios internacionais (...) Não quero que o ódio também entre criando uma cortina de fumaça sobre o desenvolvimento da medicina e da Ciência. Não dá para colocar questões religiosas ou ideológicas para impedir o investimento no progresso e no apoio ao conhecimento na área da saúde. Acho  que o Brasil pode e deve integrar suas universidades e institutos de pesquisa com aquilo que se tem de mais avançado. É assim que se produz conhecimento e ciência, não é se trancando dentro de casa e ficando isolado”, comentou. / Por: Redação Bnews

Postar um comentário

0 Comentários