Notícias

6/recent/ticker-posts

Grão poderoso: conheça sete benefícios ao consumir a semente de girassol regularmente

Semente é rica em antioxidantes que protegem as células do coração contra o envelhecimento precoce


Está buscando opções saudáveis para incluir na alimentação? A semente de girassol, é uma ótima opção. Ela que é rica em fibras, vitaminas e minerais, pode ser consumida em saladas, massas, omeletes, entre outros. Pensando nisso, o portal Taeq listou sete benefícios desse grão. Confira:
1. Semente de girassol faz bem para a saúde do coração
Por ter um alto teor de gorduras benéficas (como ômega 6 e 9), vitamina E, fibras e minerais importantes, a semente de girassol é considerada uma grande aliada para a saúde do coração. Além de ajudar no controle do colesterol, essa semente é rica em antioxidantes que protegem as células do coração contra o envelhecimento precoce.

2. Aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso
Outro ponto positivo da semente de girassol é que ela garante saciedade, pois tem alto teor de fibras e proteínas, o que auxilia na perda de peso e também no controle dos níveis de glicose no sangue por isso, inclusive, é indicada para a alimentação de diabéticos. Uma boa dica é usar essa semente no preparo de saladas coloridas, pastinhas, molhos e até farofas. 
3. Contribui para a desintoxicação do organismo
Quando se trata de manter o fígado em bom funcionamento e o organismo devidamente desintoxicado, a semente de girassol pode ser muito útil. Isso porque ela é fonte de substâncias antioxidantes (como a vitamina E) e, junto com outros ingredientes naturais, como alface, couve e pepino (presentes em uma salada verde, por exemplo) apresenta forte ação detox.
4. Faz bem para a pele, cabelos e unhas
Você sabia que a semente de girassol faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e unhas? Ela tem alto teor de vitamina E, substância antioxidante que combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce (retardando o surgimento de rugas, por exemplo) e doenças cardiovasculares, pulmonares e outras relacionadas à degeneração das células.
5. Ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos
Por ter uma boa concentração de magnésio, selênio, fósforo, cálcio e proteínas, a semente de girassol ajuda muito no fortalecimento dos ossos e músculos, sendo indicada para quem pratica muito exercício físico, pois também ajuda a fornecer energia para o corpo.
6. Tem ação anti-inflamatória e ajuda a amenizar dores
Para tratar focos de inflamação e amenizar possíveis dores, a semente de girassol também pode ser útil. Isso porque ela é fonte de vitamina E e outras substâncias antioxidantes que ajudam a diminuir o inchaço, a tratar focos de inflamação e melhorar possíveis dores musculares. 
7. Pode tratar enxaquecas, estresse e ansiedade
Por ser fonte de magnésio e triptofano (aminoácido precursor da serotonina, o "hormônio da felicidade), a semente de girassol ajuda a garantir bom humor, auxiliando no tratamento de problemas como estresse, ansiedade e insônia. Além disso, ela é ótima para tratar enxaquecas e deixar a mente mais tranquila.   /Redação iBahia 

Postar um comentário

0 Comentários