Notícias

Governador se diz “perplexo com insensibilidade humana” perante as mortes da Covid-19


 Ao ser indagado sobre o retorno das aulas na Bahia, o governador Rui Costa fez um desabafo e se mostrou "perplexo com a insensibilidade da população" em relação ao número diário de mortes, em decorrência da Covid-19. . “A doença não foi embora, não tem vacina para ser distribuída. E as pessoas passaram a achar que a doença foi embora. Tudo bem que estamos retomando paulatinamente,  de forma cautelosa, mas não podemos acelerar sob pena de aumentar o número de mortes. Os números são altos na Bahia, ontem foram 44 mortes. Eu fico perplexo com o grau de insensibilidade com a vida humana, não estou conseguindo entender”, disse, nesta  quarta (23), durante a entrega de encosta no bairro do IAPI, em Salvador.  

O chefe do Executivo baiano também comparou o número de mortes com times de futebol. “Vou falar uma linguagem para que todos entendam. Se fosse  no mundo do futebol  eu diria que tem morrido quatro times de futebol por dia. Então, em uma semana toda a Série A [do Campeonato Brasileiro] estaria morta. Quatro times morrendo todos os dias na Bahia. Falar a linguagem de futebol para ver se as pessoas se sensibilizam. Nas escolas, 44 alunos  é uma sala de aula morrendo todos os dias. A sensação que eu tenho é que as pessoas perderam qualquer  referência de solidariedade, de fraternidade com a vida humana. Parece que as pessoas acham que só o outro vai morrer, ninguém da sua família. Nós perdemos  nesse último final de semana o candidato a prefeito de Coaraci, 39 anos de idade, um jovem como tantos outros”, explanou.  As aulas foram suspensas em todo o estado, tanto na rede pública quanto particular desde março deste ano, através de decreto do prefeito ACM Neto e governador Rui Costa. 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.809 casos de Covid-19 e 1.507 curados. Dos 297.805 casos confirmados desde o início da pandemia, 282.229 já são considerados curados e 7.710 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.387,15), Almadina (6.204,25, Itabuna (5.808,47), Madre de Deus (5.798,13), Dário Meira (5.060,69).

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza, ainda, 587.382 casos descartados de coronavírus e 71.690 em investigação. Na terça foram 46 óbitos contabilizados. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 6.359, representando uma letalidade de 2,14%.   / Por: Arquivo BNews

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();