Notícias

6/recent/ticker-posts

Salvador: Recadastramento do SUS gera congestionamento em site e aglomerações em postos de saúde



A data limite para fazer o recadastramento obrigatório do cartão de Sistema Único de Saúde (SUS) estava prevista para a próxima segunda-feira (31), mas a data foi prorrogada para o dia 30 de setembro para os moradores de Salvador, após vários problemas. Essa atualização é uma determinação do Governo Federal após instituir um novo modelo de financiamento e repasse de recursos da União para as prefeituras. Todas as pessoas devem realizar esse procedimento, até mesmo as que possuem planos de saúde.
Mas, a população baiana está enfrentando dificuldade para preencher o formulário. Segundo leitores do BNews, o site apresenta instabilidade desde esta quinta-feira (27) e, para fazer o cadastro presencial, o sistema está fora do ar, o que ocasiona em aglomerações em postos de saúde de toda a cidade. 
No Centro de Saúde Edgar Pires da Veiga, em Pau da Lima, é possível ver fila quilométrica e muitas pessoas aglomeradas. A situação se repete, também, no posto César Araújo, na Boca do Rio, além das unidades nos bairros de Pau Miúdo, Cocisa, em Paripe, Fazenda Grande do Retiro e Barbalho. Segundo os denunciantes, há filas com aglomerações e também tem falta de organização, sem contar a instabilidade do sistema.

De acordo com a secretaria de Saúde, os servidores do site ficaram sobrecarregados por conta do grande volume de acessos nesta quinta (28), mas, no momento, está estabilizado. No entanto, as reclamações de instabilidade no sistema ainda continuam. 

Em coletiva feita nesta sexta-feira (28), o prefeito ACM Neto informou que o processo de recadastramento está acontecendo desde janeiro, com divulgações feitas por panfletos, carros de som convocando atualizar o cadastro. Mas, por conta da Pandemia e o isolamento, as pessoas não puderam fazer esse recadastramento. Ainda de acordo com prefeito, a expectativa era de 50 mil cadastros, mas, ultrapassou em apenas um dia, 200 mil, o que pode ter gerado a falha sistêmica. /Por: Reprodução/ Leitor Bnews 


Postar um comentário

0 Comentários