Notícias

Premiê do Japão anuncia que vai renunciar por problemas de saúde


O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira (28), em meio a especulações crescentes sobre seu estado de saúde após visitas recentes ao hospital.
"Decidi renunciar do cargo de primeiro-ministro", afirmou o premiê, de 65 anos, em uma entrevista coletiva, na qual explicou que voltou a sofrer de colite ulcerativa e que está novamente em tratamento. A doença intestinal inflamatória crônica é a mesma que o forçou a deixar o poder em 2007.
"Vou continuar cumprindo as minhas funções até que um novo primeiro-ministro seja nomeado", completou. O novo chefe de governo provavelmente será o vencedor das eleições para a presidência do Partido Liberal Democrata, atualmente liderado por Abe.
Abe governa o Japão de forma ininterrupta desde 2012, sendo o premiê mais longevo da história do país. Sem esconder a emoção, afirmou que está "profundamente triste" por deixar o posto um ano antes da data prevista e em plena crise do coronavírus. /Por: Shealah Craighead)Casa Branca

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();