Notícias

Tirulipa pede desculpas por usar peruca rastafári associada à figura de ambulante em live; veja vídeo




Tirulipa decidiu se desculpar por ter usado uma peruca rastafári durante sua participação na live de Wesley Safadão e Bell Marques, no último final de semana. O humorista contou que tinha a intenção de homenagear os vendedores, mas que não tinha conhecimento sobre a representação do adereço utilizado.
"Queria aqui pedir desculpas por ter usado a peruca do rastafári na minha homenagem aos ambulantes, eu não tinha conhecimento sobre o que esse adereço poderia representar nesse contexto. Agradeço ao Alex, da Bahia, por ter me ensinado um pouco mais sobre essa discussão. É muito importante poder contar com pessoas boas e que te ajudam a aprender cada vez mais. Alex, estamos juntos, um abraço aí meu irmão. Só assim, com abertura para o diálogo, a gente consegue melhorar enquanto sociedade. Estamos juntos. Um abraço". Por: Reprodução / YouTube  Por: Tiago Di Araujo


O alerta foi feito pelo professor e militante Alex da Bahia, a quem Tirulipa agradece publicamente pelo esclarecimento. Em seu perfil, Alex chegou a acusar a homenagem de racismo e descreveu a atitude como "racismo multifacetado" e de "retrato dos afrodescendentes na mídia de massa".


"O blackface é uma prática que tem pelo menos 200 anos. Acredita-se que ela tenha se iniciado por volta de 1830 em Nova York. Depois de quase 200 anos @tirullipa ainda consegue encontrar humor nessa prática! Ridículo".

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();