Notícias

6/recent/ticker-posts

ILHÉUS: Amendoeiras são arrancadas de avenida para dar lugar a uma ponte; assista


Moradores da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, no sul baiano, denunciam a erradicação de ao menos 20 amendoeiras ao longo da via. As árvores são retiradas pela prefeitura e o procedimento faz parte da continuação da obra de uma ponte no local.
O cirurgião dentista Pedro Ramos publicou vídeos no Instagram que mostram agentes da prefeitura fazendo a retirada das amendoeiras e aves "desorientadas" buscando novos pontos para pouso. "Não é só um crime ambiental, mas um crime cultural. As amendoeiras são tradicionais aqui da Avenida Soares Lopes. Essas mudas de palmeira imperial vão demorar anos até atingir o tamanho satisfatório. Poderiam ser plantadas em baixo das amendoeiras e substituindo aos poucos", disse.  /Por: Divulgação/Secom  Por: Redação BNews


"Vamos perder a revoada das maritacas que é um espetáculo à parte aqui de Ilhéus na pracinha da catedral apreciado pelos moradores e pelos turistas", lamentou o cirurgião dentista.
Segundo a prefeitura, a retirada das amendoeiras faz parte do licenciamento do sistema viário da nova ponte Jorge Amado. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mozart Aragão, as amendoeiras não são espécies recomendadas para a composição do paisagismo em áreas urbanas e causam prejuízos à rede de drenagem.
"Tanto que a Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando a desobstrução das manilhas de drenagem pluvial para resolver os alagamentos na via. As raízes das amendoeiras também danificam calçadas, estruturas dos imóveis e, além das manilhas, também afetam a rede de esgoto. Todas as árvores retiradas, foram removidas com autorização, em cumprimento ao licenciamento ambiental da nova ponte. Estamos estudando com os órgãos competentes qual o paisagismo a ser utilizado para substituir as amendoeiras”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários