Notícias

Barcelar questiona ocupação de leitos de UTI: "Tem algo errado aí"; secretário rebate


O deputado federal João Carlos Barcelar (Podemos) usou seu perfil no Twitter para questionar a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 recém-inaugurados pela prefeitura de Salvador. Na publicação feita nesta sexta-feira (25), Barcelar diz ter recebido uma denúncia de uma mulher que afirma que a mãe espera por uma vaga na UTI desde a terça-feira (21) após sofrer um AVC. 
"Alguém aí entende como que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 'apenas' 75%, se ainda tem gente esperando até para poder entrar na 'fila' por um leito? Tem algo errado aí!", questionou o deputado mencionando o perfil da prefeitura.
Barcelar foi respondido pelo secretário de Saúde Leo Prates na manhã deste sábado (25). Ao retuitar a menção feita à gestão, o secretário informou que os leitos de UTI inaugurados pelo município são exclusivos para o atendimentos de pacientes infectados pelo novo coronavírus. 
"Meu amigo deputado Bacelar, em primeiro lugar, os 75% se referem a leitos de UTI para Covid , como sabe , pela alta contaminação não podemos 'misturar'. Depois, este paciente não tinha 'teto' pra ser transportado, ou seja, pela gravidade, podia morrer na ambulância . Ontem foi regulado!", respondeu o secretário.   
Abertura
Nesta sexta, após 120 dias fechados, os shoppings da capital baiana abriram as portas. A cidade está na fase 1 do plano de retomada das atividades econômicas que inclui também o funcionamento de lojas acima de 200 m², templos religiosos e centros de compra.
A fase 1 entrou em vigor após a cidade apresentar uma taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 menor que 75% durante cinco dias. A fase dois que autoriza o funcionamento de bares, restaurantes e academias acontece após 15 dias do início do plano 1 e se a taxa de ocupação estiver menor que 70%. / Por: Redação Bnews 

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();