Notícias

Assembleia Legislativa aprova indicação de Anísio Teixeira como patrono da Educação na Bahia


O educador baiano Anísio Teixeira já pode ser considerado o patrono da Educação na Bahia. A Assembleia Legislativa (Alba) aprovou, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei n° 23.931/2020, enviado pelo governador Rui Costa, que tornou Anísio Teixeira o patrono da educação do estado. A iniciativa é parte das ações desencadeadas pelo Governo do Estado em reconhecimento ao legado de Anísio, que nasceu em 12 de julho de 1900, em Caetité, e é considerado um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. Agora, acontecerá a sanção pelo governador Rui Costa e a publicação no Diário Oficial do Estado.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a aprovação. “Este é um presente para todos nós, baianos, que devemos reverenciar a memória e toda a obra de Anísio Teixeira. Ele foi um visionário, sempre esteve à frente do seu tempo, pensou na escola pública, na educação em tempo integral, no financiamento da Educação, na formação dos professores, em sistema de Nacional de Educação. Só temos que comemorar e agradecer à Alba por esta aprovação, celebrar a obra de Anísio e nos inspirar, cada vez mais, em seu exemplo”, afirmou. 
A deputada Fabíola Mansur, que é a presidente da Comissão de Educação da Alba e foi a relatora do projeto de lei, falou sobre este momento, que considerou histórico. “Estou muito honrada como presidente da Comissão de Educação desta Casa por ter sido a relatora deste projeto histórico, justamente na semana em que estamos em comemoração pelos 120 anos do educador, filho de Caetité. Isso significa reconhecer e solidificar, ainda mais, o legado de Anísio para o sistema educacional da Bahia, na defesa pelo direito igualitário a uma educação de qualidade e universal”, afirmou. 
O presidente da Alba, deputado Nelson Leal, também falou sobre o significado deste ato. “Tenho imenso orgulho e a grande honra de ter comandado esta votação de hoje da Alba, que concedeu, por unanimidade dos 63 deputados, a Anísio Teixeira, esse grande baiano de Caetité e inventor da escola pública no Brasil, o título de Patrono da Educação na Bahia, através de uma bela iniciativa do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e do governador Rui Costa”, afirmou. 

 Por: Redação BNews 

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();