Notícias

6/recent/ticker-posts

Após dizer que abriria "morra quem morrer", prefeito de Itabuna publica decreto retomando comércio a partir desta quinta


O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), cumpriu o que prometeu e autorizou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município a reabertura do comércio local a partir desta quinta-feira (9).
Gomes ganhou repercussão nacional de forma negativa semana passada após anunciar que reabriria o comércio de Itabuna no dia 9, como fará, "morra quem morrer".
"Mandei fazer um decreto e no dia nove abre [o comércio], morra quem morrer", disse, na ocasião.
Nesta fase do plano, após mais de 100 dias de suspensão por causa das ações de combate à pandemia da covid-19, uma série de atividades não essenciais serão retomadas.
De acordo com o decreto, o comércio estará liberado de segunda à sexta-feira, das 09 às 15h. Dentre as atividades liberadas estão: lojas de vestuário, cama, mesa e banho, artigos esportivos e utilidades do lar, calçados, bolsas e demais acessórios, tecidos, armarinhos, lojas de cosméticos e perfumarias, joalherias, relojoarias e bijuterias, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, lojas de informática, móveis, artigos para escritório, estúdios de revelação e impressão fotográficas, gráficas, papelarias e livrarias, lojas de colchões, artigos para festas, chocolates e bombonieres.       
Nessa fase estão autorizados ainda o funcionamento de lava-jatos, concessionárias, indústria não essencial, bancas de jornal e revista, floricultura e do shopping popular. Sábado e domingo todas as lojas estarão fechadas, liberadas igrejas, templos religiosos, e feiras livres, conforme diretrizes estabelecidas pela secretaria de sustentabilidade econômica e meio ambiente.
Por meio de nota, a assessoria da prefeitura afirmou que a reabertura do comércio foi possível a partir da ampliação de leitos clínicos e intensivos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Na última terça-feira, o município recebeu 15 respiradores do Ministério da Saúde, que serão destinados aos pacientes com a covid-19.
       
“A partir desta quinta-feira, o comércio e os serviços de Itabuna entram em um processo gradual de liberação das atividades econômicas, seguindo protocolos sanitários e de segurança”, afirmou o prefeito, frisando que a reabertura está condicionada a obrigatoriedade dos comerciantes seguirem todas as recomendações do plano. 

Além de permitir o funcionamento do comércio, o decreto estabelece um protocolo sanitário, no qual os comerciantes precisarão seguir recomendações para preservar a saúde de funcionários e clientes, como: redução do número de pessoas no interior das lojas, de modo a respeitar o distanciamento, a obrigatoriedade de máscaras para funcionários e clientes, e disponibilização de álcool em gel nas entradas dos estabelecimentos, dentre outras medidas para prevenir a transmissão do coronavírus. / Por: Divulgação 

Postar um comentário

0 Comentários