Notícias

6/recent/ticker-posts

TSE retoma na próxima semana o julgamento de ações sobre cassação da chapa de Bolsonaro e Mourão


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, marcou para a próxima terça-feira (9) o julgamento de ações que pedem a cassação da chapa formada por Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, que venceu a eleição de 2018. 
As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) apontam irregularidades na campanha, que teria sido beneficada por ataques de hackers a grupos de oposição no Facebook, segundo informações do O Globo.
O julgamento estava parado desde o fim do ano passado, quando o ministro Og Fernandes, designado como relator, votou pelo arquivamento do caso. O ministro Edson Fachin pediu para revisar a decisão e agora o julgamento será retomado. 
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, não creem em uma condenação da chapa, já que seria difícil comprovar que tanto Bolsonaro quanto Mourão tinham conhecimento dos ataques ou participaram deles diretamente.
As ações foram apresentadas pelo coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, e Marina Silva, ambos candidatos em 2018. De acordo com as ações, o perfil “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” na rede social, com 2,7 milhões de participantes, teve o nome e o conteúdo alterado pelos hackers, que mudaram para "Mulheres com Bolsonaro #17".
Outros seis pedidos de cassação de chapa tramitam no TSE. Destas, quatro apontam irregularidades na contratação de serviços para disparo de mensagens via WhatsApp duranta o período eleitoral. O tema ganha força em meio a um inquérito do STF que aponta um esquema de disseminação de fake news por parte de deputados e aliados bolsonaristas. /Por: Alan Santos/PR

Postar um comentário

0 Comentários