Notícias

6/recent/ticker-posts

Deputados de oposição criam comissão interestadual para acompanhar ações do Consórcio do Nordeste


Deputados estaduais criaram uma comissão parlamentar interestadual para acompanhar as ações do Consórcio do Nordeste, criado no ano passado pelos nove governadores da região e presidido pelo governador Rui Costa (PT). O colegiado tem a participação de parlamentares dos estados nordestinos e, na Bahia, será representado pelo deputado estadual Sandro Régis (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa (AL-BA). 
A iniciativa partiu do deputados estaduais alagoanos Davi Maia (DEM e Cabo Bebeto (PSL) após o caso dos respiradores comprados pelo consórcio, mas não entregues pela empresa Hempcare, o que resultou em prejuízo em torno de R$ 49 milhões. Em meio a este caso, inclusive, o ex-secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, deixou o cargo citado pela dona da empresa, Cristiana Prestes, como responsável pela negociação dos 300 respiradores. 
Este caso levou deputados estaduais de Sergipe Georgeo Passos (Cidadania) e Zezinho Guimarães (MDB) a apresentarem um projeto de lei pedindo a saída do estado do consórcio.
Régis explica que o objetivo da comissão será acompanhar mais de perto as ações do consórcio e fornecer à população mais transparência sobre as atividades. "O consórcio não tem um site, não disponibiliza informações sobre quantidade de funcionários e aplicação de recursos. O consórcio ainda não prestou contas de suas ações, e não sabemos a quem vai prestar. É ao Tribunal de Contas da União (TCU)? Isso tudo precisa ser esclarecido", diz o deputado baiano. 

 Por: Carlos Prates/GOV-BA 

Postar um comentário

0 Comentários