Notícias

Bahia deve alcançar estabilidade no número de casos de Covid-19 em Junho, avalia Vilas-Boas


O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, avalia que a Bahia deve alcançar uma estabilidade no número de casos do novo coronavírus no final deste mês de junho. Em entrevista a rádio Metrópole, o titular da pasta destacou que o governo tem observado de perto os índices de taxa de necessidade de internação hospitalar e o número de óbitos. 
Para ele, as variáveis que não podem ser “condidas” - independente da quantidade de testes realizados ou de qualquer esforço para ocultar os números.
"Temos observado ao longo dos últimos sete dias uma redução ou estabilidade do número de óbitos por dia. Esse número é um número muito importante para se acompanhar, porque se temos um crescimento do número de casos - ainda que pequeno, em torno de 4% ou 3% por dia -, se o número de óbitos não está crescendo, isso significa que a letalidade está reduzindo. Portanto a gravidade da pandemia está se esvaindo”, avaliou.
Essa estabilidade, segundo ele, deverá se manter pelas duas primeiras semanas de julho. Villas-Boas explica que o platô é caracterizado por uma estabilidade verificada ao longo de 14 dias. Esse pressuposto tem como base as séries históricas de síndromes gripais brasileiras. “O pico das síndromes gripais – e coronavírus é uma síndrome gripal – acontece na 22ª semana epidemiológica do ano, que é onde nós estamos, nesta e na próxima semana”, acrescentou. 
Ele avalia que os esforços representados pelo isolamento social podem fazer com que essa estimativa se “desloque mais para a direita e se prolongue um pouco mais”. “Tudo indica que do São João à diante a gente comece a estabilizar”, concluiu. / Por: Vagner Souza/BNews 

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();