Notícias

6/recent/ticker-posts

Aumento repentino de casos da Covid-19 na Bahia aconteceu por falha em notificação


A Bahia registrou nos últimos dois dias 4 mil novos casos do novo coronavírus. O aumento considerável da doença, no entanto, de acordo com o secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, aconteceu por uma falha na base de dados do sistema que contabiliza os exames positivos. 
Em entrevista à TV Bahia, na manhã desta segunda-feira (29), o secretário explicou que os municípios notificam os casos da doença à pasta estadual mas, no final das contas, acabam não confirmando os resultados dos exames feitos pelo Lacen.
"Nós desenvolmemos um sistema e, há cerca de um mês, fizemos um ajuste nas bases de dados comparando os notificados ao nosso sistema com aqueles que deram positivos e que estavam nas bases de dados do Lacen. Nós limpanos grande parte desses casos. Agora, definimos que, passado 24 horas, se os casos não forem confirmados [pelos municípios], vamos confirmá-los automaticamente, de modo que eles não fiquem durante semanas apenas como casos notificados.", explicou Fábio.  
O secretário alertou para o fato de que, mesmo com o aumento do número dos casos, o número dos ativos e de óbitos continua o mesmo. No domingo (28), o estado registrou 68.495 casos confirmados da doença, sendo que desse total 23.675 mil ainda são considerados ativos. 

 Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários