Notícias

6/recent/ticker-posts

Trump ameaça retirar os EUA da OMS por divergências sobre coronavírus


O presidente Donald Trump ameaçou nesta segunda-feira (18) interromper permanentemente os pagamentos para a OMS (Organização Mundial da Saúde) e reavaliar a permanência dos Estados Unidos na organização em meio à pandemia de coronavírus.
“Se a OMS não se comprometer a melhorias significativas nos próximos 30 dias, eu tornarei permanente a minha suspensão temporária dos aportes dos EUA à OMS e reavaliarei nossa participação na organização”, disse Trump em carta ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O documento foi publicado em uma rede social.
Mais cedo nesta segunda, Trump acusou a entidade de ter feito "um trabalho muito triste" em relação à emergência sanitária. "Os EUA pagam a eles 450 milhões de dólares por ano; a China paga a eles 38 milhões de dólares por ano. E eles são um fantoche da China", disse o presidente americano na Casa Branca.
O presidente americano anunciou a suspensão temporária dos pagamentos à OMS há cerca de um mês. Na contramão das orientações sanitárias feitas pelo organismo, Trump tem pressionado governadores a encerrar as medidas de isolamento da população e promovido o uso da hidroxicloroquina, medicamento sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19.​
A OMS, que realizou sua assembleia anual nesta segunda, é reponsável por articular a resposta global a emergências sanitárias. O organismo faz recomendações, mas não tem poder para interferir nas políticas adotadas por seus países membros na resposta ao coronavírus.
O governo Trump culpa a OMS e a China pela pandemia da Covid-19. O país asiático registrou os primeiros casos do novo coronavírus em dezembro, mas é nos EUA que a doença tem seu epicentro atualmente. /Por: Shealah Craighead 

Postar um comentário

0 Comentários