Notícias

6/recent/ticker-posts

Bahia recebe 220 novos respiradores nesta semana


Novos respiradores devem chegar à Bahia nesta semana para dar suporte aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, até quinta-feira (21), todos os equipamentos devem estar em solo baiano. 
Em entrevista à TV Bahia na manhã desta terça (19), Vilas-Boas informou que foram adiquiridos na China 60 equipamentos, 30 deles já estão no estado e a outra remessa do equipamento deve ser enviada até quinta. Além disso, outros 160 respiradores devem chegar na quarta-feira (20) em um voo fretado ou em uma aeronave da FAB. 
'A nossa dificuldade é vencer a terça, a quarta e a quinta, porque cada dia que passa a gente mata um leão e vai conseguindo abrir novos leitos. A partir da próxima semana, com a abertura do hospital de campanha na Fonte Nova, a situação estará relativamente controlada", disse o secretário.
Após realizar uma compra frustada com uma empresa americana, o secretário informou que embora seja burocrático o processo de ressarcimento dos R$49 milhões investidos em 2 mil respiradores, a negociação está "caminhando".
Por meio do Consório Nordeste, a Bahia realizou a compra junto com uma empresa americana que, por sua vez, fez o pedido para uma empresa de Xangai, na China. No entanto, os chineses não enviaram os equipamentos. "Até o momento, estamos tranquilos com o processo de devolução que tem sido acompanhado diuturnamente por nós, da secretaria de Saúde, e a Procuradoria do Estado", assegurou. / Por: Vagner Souza/Bnews 

Postar um comentário

0 Comentários