Notícias

6/recent/ticker-posts

APLB pede na Justiça a suspensão do corte de salário de professores em Feira de Santana


Os professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana, no centro norte baiano, impetraram mandado de segurança coletivo pedindo a imediata suspensão do corte de salários da categoria. A ação foi apresentada à Justiça no dia 6 de maio e tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública.
No processo, os professores estão representados pela APLB – Sindicato e a categoria reclama de um corte de 30% nos salários. De acordo com os professores, a redução acontece em razão da suspensão das aulas na rede municipal de ensino desde o dia 16 de março, quando foram impostas as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus.
No mandado de segurança a categoria alega que o corte nos salários tem agravado ainda mais a situação dos servidores, uma vez que, além das medidas de restrição, os professores “estão sem as verbas alimentares necessárias para o período de isolamento social”. A peça foi acessada na íntegra pelo site Olá Bahia.
A APLB também destacou na ação outras dificuldades enfrentadas pela categoria, a exemplo do desconto de empréstimos consignados na folha de pagamento, depois da redução dos vencimentos. Desta forma, além da imediata suspensão do corte nos salários, o sindicato pede também a devolução dos valores já descontados da remuneração
A liminar ainda não foi apreciada pelo juízo competente, que, até o momento, por meio de despacho proferido nesta segunda-feira (18), assinado pelo juiz Gustavo Hungria, concedeu o prazo de 15 dias para que a APLB comprove a hipossuficiência, já que solicitou gratuidade da Justiça, sob pena de extinção do processo.
BNews tentou contato com a assessoria do prefeito Colbert Martins, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. / Por: Arquivo BNews

Postar um comentário

0 Comentários