Notícias

6/recent/ticker-posts

Feira: Targino Machado diz que funcionários do SAMU estão usando capas de chuva e sacos como EPI


O deputado estadual Targino Machado (DEM) publicou um vídeo em seu Instagram nesta terça-feira (7) afirmando que os funcionários do SAMU de Feira de Santana, Portal do Sertão, estariam vestindo capas de chuva e sacos plásticos nos pés para atender ocorrências relacionadas ao novo coronavírus.
"Isso ocorre porque a secretaria de Saúde de Feira de Santana é uma verdadeira organização criminosa que desviou cerca de R$ 100 milhões dos cofres públicos. A secretaria de saúde é chefiada por Denise Mascarenhas.Segundo o Ministério Público Estadual e Federal, segundo o GAECO, segundo a Justiça Federal, ela é a protagonista do desvio", acusou.
A fala de Machado faz referência a operação “Pityocampa”, realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em 2018 para apurar um suposto esquema de desvio de verbas da Saúde.
A reportagem do BNews procurou a prefeitura do município, por meio de sua assessoria de comunicação, para ter um posicionamento oficial a respeito das alegações feitas pelo deputado. Em resposta encaminhada pela assessoria, a coordenadora do SAMU de Feira de Santana, Maiza Macedo, disse que de fato houve a “substituição temporária da capa ou segundo macacão”, equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para atendimento.
"Como em todo o país, nosso município teve dificuldade para compra do Equipamento de Proteção Individual nesse período de crise, mas o problema já está resolvido", diz ela. Quanto à descrição do uso de sacos plásticos, a nota diz que alguns profissionais recorreram ao recurso “inadvertidamente” embora não houvesse a necessidade de adotar tal procedimento.
O município argumenta que o calçado usado pelos trabalhadores do SAMU é “impermeável e suficiente para proteção dos profissionais”. Macedo, que é enfermeira, salienta que a utilização de sacos plásticos neste contexto acaba surtindo o efeito desejado contrário e amplia os riscos de contaminação.
Quantos as acusações feitas por Machado diretamente a conduta da secretária de Saúde, Mascarenhas preferiu dizer que está focada no combate à disseminação do coronavírus neste momento. "Não tenho tempo a perder com acusações levianas. Estou me defendendo junto aos órgãos competentes e não perante discursos políticos", concluiu. / BNews

Postar um comentário

0 Comentários