Notícias

6/recent/ticker-posts

Bahia: Triagem para sintomas do coronavírus poderá ser feita através do número 155


Idealizado pela Fiocruz Bahia e Universidade Federal da Bahia (UFBA), um novo serviço, denominado Tele Coronavírus, oferecerá à população atendimento gratuito, através do número 155. O projeto será lançado nesta terça-feira (24) e tem como objetivo, evitar a circulação de pessoas que não necessitam de atendimento emergencial. 
Realizada em parceria com o Governo do Estado e instituições de ensino superior, a iniciativa contará com voluntários do quinto e sexto ano de cursos de Medicina que farão uma triagem à distância de pessoas com sintomas do Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. Os voluntários serão divididos em grupos de 10 pessoas, supervisionados por um médico, recebendo as chamadas em casa, através do celular. 
Para auxiliar no atendimento, o estudante contará com um aplicativo que irá registrar os sintomas e ajudará na orientação e no protocolo de atendimento oficial, adotado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Ministério da Saúde.
A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, destaca que este serviço será de grande importância para a população da Bahia e integra um conjunto de ações da instituição, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em todo o Brasil, “o Tele Coronavírus será um canal relevante e sério de atendimento, representando uma das contribuições que a Fiocruz Bahia irá realizar em meio a esta crise. Capacitando os estudantes, iremos criar recursos humanos em saúde que auxiliem o sistema no tratamento contra essa nova doença, o que reduz a sobrecarga às
unidades básicas de saúde”, avalia.

A médica Viviane Boaventura, pesquisadora da Fiocruz Bahia e integrante da equipe que coordena o projeto, explica que os estudantes “receberão um treinamento por vídeoaula e, antes de iniciar as atividades, responderão a um
pequeno teste objetivo para avaliar a compreensão das instruções de triagem. A partir desse treinamento, estarão aptos a iniciar as atividades. Todo o processo, desde o treinamento até o atendimento, será feito remotamente de forma a garantir a segurança física dos estudantes”, declara.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica que o funcionamento do serviço foi disponibilizado após solicitação ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e que o registro feito pelo estudante para alimentar a plataforma será utilizado como registros que vão auxiliar na gestão e na assistência à saúde”, esclarece.
O Tele Coronavírus é um serviço gratuito, idealizado pela Fiocruz e UFBA, recebeu apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan) e da Infraestrutura (Seinfra). Também aderiram à ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e
Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a UFRB, a UFSB e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento da plataforma que será alimentada pelos voluntários. 

Os estudantes das instituições citadas, bem como os médicos supervisores, serão certificados pelo serviço. Aqueles que possuam interesse em se voluntariar, devem procurar as coordenações das respectivas universidades parceiras nesta ação.  /Por: Ilustração  Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários