Notícias

Secretaria da Educação discute sobre segurança e cidadania digital com professores e estudantes em Valença

Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (11), no Centro Cultural de Valença Olívia Barradas, em Valença (120 km de Salvador), uma oficina sobre o tema “Segurança e cidadania digital: educando para boas escolhas on-line”. A atividade, voltada para professores, gestores e coordenadores pedagógico, teve o objetivo de contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet e promover a cidadania no mundo digital. A oficina, que também contou com a participação de estudantes, é promovida pela Secretaria da Educação, através do programa Acolher, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia e a SaferNet Brasil. A mesma atividade também será realizada nesta quinta-feira (12), às 8h, no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus.

A coordenadora do Programa de Apoio e Assistência à Saúde do Professor e do Estudante, Silvia Fonseca, falou da importância da atividade para os educadores. “Na oficina são discutidas questões de cidadania e segurança que impactam na vida da sociedade como um todo. Por meio da atividade, os educadores aprendem a formular estratégias pedagógicas para discutir o tema com os estudantes como uma forma de prevenção à violência virtual”, destacou.

Para o professor e vice-diretor do Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, Cristiano de Araújo Filho, localizado em Ibirapitanga, este tipo de discussão é fundamental. “Os temas tratados são muito atuais e necessários, pois são situações que acontecem no meio virtual e que, muitas vezes, a gente não se dá conta. É essencial que este diálogo seja feito com os professores e ampliado para os estudantes”, afirmou o educador.

Divulgação

O pedagogo do Ministério Público, José Gomes da Silva, que foi um dos instrutores da oficina, falou quais os temas discutidos. “Nosso intuito é levar informações e conhecimentos sobre como as pessoas devem se comportar e se defender contra crimes na Internet. Durante a oficina, abordamos sobre os direitos e deveres on-line, além dos riscos de ações como Cyberbullying para que os educadores possam trabalhar essas temáticas em sala de aula com os estudantes”, explicou.

ASCOM

Nenhum comentário