Notícias

6/recent/ticker-posts

Em 15 anos, número de veículos registrados aumenta 200% na Bahia

Agência Brasil

ão é de hoje que as notícias sobre congestionamentos têm se intensificado em todo o Brasil, que registrou, em junho de 2019, quase 103 milhões de veículos registrados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sendo a maioria deles em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Na Bahia, esse número corresponde a 4,2 milhões, representando uma variação positiva de 200% à quantidade de veículos que circulava no estado em 2006. Automóveis e motocicleta representam a maioria, com 1,9 e 1,3 milhão respectivamente, deixando o estado na 7ª colocação no ranking nacional.

 

O dados foram coletados pelo BNews no portal do Denatran, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, e mostram que a capital baiana é o município com maior número de veículos do estado, com cerca de 930 mil, seguido de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Do total de Salvador, 65% são automóveis e 15% correspondem a motocicletas.
Já quanto à cor, mais de 20% dos veículos baianos são brancos, seguido por preta, prata e vermelha. Em Salvador, a realidade é semelhante, com 29% de veículos brancos, 20% prata e 16% preta.
A cor branca não predomina apenas na Bahia, sendo maioria em 10 dos 27 estado brasileiros. No país, Santa Catarina tem o maior percentual de veículos brancos na rua, com 25% do total registrado para o estado.
Os demais são: Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio de Janeiro, além de Bahia. No país, os veículos brancos também dominam, sendo 19,5% da frota total.
A preferência pela cor branca é recente e vem para quebrar o tabu de que os veículos desta coloração são parecidos com táxi. Como o mercado se pauta na regra da oferta e da procura, o carro branco tem aparecido na lista de vendas com valores acima dos demais, inclusive com a escolha da pintura simples.
Yasmin Garrido

Postar um comentário

0 Comentários