Notícias

6/recent/ticker-posts

FGTS: mais de 11 milhões de pessoas sacarão valores menores ou nada por falta de depósito

A liberação de novas condições de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)  acendeu o sinal de alerta para muitos trabalhadores sobre a regularidade dos depósitos feitos pelas empresas. De acordo com a Procuradoria-Geral da Receita Nacional, 11,2 milhões de trabalhadores em todo o país sacarão valores menores do que os devidos ou nenhum dinheiro. O déficit atinge 11,6% do total de 96 milhões trabalhadores beneficiados pelos novos saques do Fundo de Garantia.

Foto: Agência Brasil

Ao todo, são 226.057 empresas que estão devendo R$ 32,2 bilhões em depósitos do FGTS.


A irregularidade poderá reduzir o saldo para os valores a serem retirados no saque emergencial , de até R$ 500 por conta vinculada, e o saque- aniversário, retirada anual de parte dos recursos a partir de abril de 2020, cuja opção impedirá o saque do saldo total, em caso de demissão sem justa causa (mantendo apenas a retirada da multa rescisória de 40% paga pelo empregador).



O atraso nas contribuições também impacta no rendimento do FGTS e na distribuição dos lucros aos trabalhadores. 

Saiba como acompanhar seu saldo


Todos os empregadores são obrigados a depositar um valor correspondente a 8% do salário pago a cada trabalhador até o dia 7 de cada mês.

As empresas são obrigadas a comunicar mensalmente aos colaboradores os valores recolhidos de FGTS. Além disso, há canais para o trabalhador monitorar essa movimentação através do site da Caixa .

Uma opção é o serviço de mensagem de texto oferecido pela Caixa Econômica Federal (CEF), gestora do Fundo. O extrato pode ser obtido em qualquer agência da Caixa. O empregado também pode receber o extrato do FGTS via Correios, a cada dois meses.

Agência O Globo

Postar um comentário

0 Comentários