As mais recentes

Especialistas explicam porque você deve fazer alongamento diariamente

Praticar alongamento regularmente é essencial para manutenção da qualidade de vida. Esse exercício físico, que pode ser realizado por pessoas de todas as faixas etárias e diferentes níveis de condicionamento físico, tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e amplitude ao movimento muscular.
Foto: divulgação / Academia Complexo H23

O alongamento consiste em exercícios em que a pessoa permanece por um determinado tempo numa postura a fim de estender o músculo pretendido ao máximo. De acordo com Dante Ouvires, educador físico e coordenador da academia Complexo H23, para aumentar a eficiência do alongamento o ideal é procurar orientação de um profissional capacitado. "O especialista vai fazer uma avaliação do indivíduo para identificar as limitações e assim direcionar a quantidade de posturas e o tempo de realização adequados para atender suas individualidades”.

A prática, que trabalha toda estrutura do corpo, pode ser realizada sozinha ou em conjunto com outra modalidade esportiva. Na Complexo H23, por exemplo, há aulas de Yôga e Mobility, que trabalham essencialmente posturas de alongamento e flexibilidade.

"No yôga, o indivíduo realiza alongamento durante toda aula, desde o equilíbrio e flexibilidade para sentar de pernas cruzadas com a coluna ereta até as posições de alongamento e torção da coluna", explicou o professor de yôga Daniel Cardoso.  

Foto: divulgação / Academia Complexo H23
Benefícios 

Fazer alongamento traz vários benefícios para saúde e rotina do praticante. Dante Ourives e Daniel Cardoso listam dez benefícios dessa prática.

1- Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves;
2- Atua no relaxamento da musculatura;
3- Melhora a postura;
4- Alivia dores e auxilia na resolução de descompensações musculares; 
5- Fortalece a musculatura; 
6- Aumenta a consciência corporal;
7- Previne lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico;
8- Ativa a circulação sanguínea;
9- Aumenta a disposição para realizar as atividades diárias; 
10- Prepara o músculo para a atividade física. 

Dica de alongamento 

O educador físico Dante Ourives ensinou três posições de alongamento que você pode fazer em casa. "É importante manter a respiração constante e profunda durante todo o exercício", alertou Dante. 

1- Deite de costas com a coluna bem alinhada, estenda as mãos acima da cabeça esticando os braços, o tronco e as pernas para fazer uma tração na coluna.

2- Deite de costas e flexione os joelhos abraçando as pernas;
3- Deite de costas, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e eleve-o para lateral do corpo deixando a cabeça para o lado contrário;

O indivíduo deve ficar no mínimo de 10 a 20 segundos em cada posição. 

Nenhum comentário