Notícias

6/recent/ticker-posts

Entenda porque você sente mais preguiça no inverno, e saiba como evitá-la

E é só o clima esfriar um pouco que o corpo já começa a sentir preguiça . Mas a vontade de ficar na cama o dia todo é normal nesta época do ano.
— Nosso metabolismo no inverno fica mais acelerado visando aquecer o corpo e com isso nosso apetite aumenta com o objetivo de repor as calorias perdidas. Ou seja, o corpo gasta mais energia, o que leva a essa sensação de preguiça — explica a doutora Ana Cristina Belsito.
E é justamente de manhã — momento que muitas vezes precisamos ser ágeis para sair de casa sem se atrasar — que a preguiça bate forte.
— Nosso corpo funciona à base de luz. No inverno , temos dias mais escuros, menos luminosos, logo tendemos a ter mais preguiça , sono e desânimo com mais frequência — comenta Gabriel Calabria, endocrinologista e metabologista Hospital São Francisco na Providência de Deus.
É a mudança no metabolismo diante das temperaturas mais baixas que desperta nas pessoas a vontade de comer refeições mais calóricas. Para fugir dessa tentação e evitar os quilinhos a mais, a dica é apostar nas sopas quentinhas. Como forma de sobremesa, vale experimentar frutas cozidas no micro-ondas com canela.
— No inverno , observamos o crescimento de casos de aumento de colesterol, glicemia e obesidade. Isso ocorre pela ingesta de alimentos gordurosos, carboidratos refinados e diminuição da atividade física — aleta Henrique Passos, endocrinologista e ortomolecular.
Como evitar a preguiça:
Pratique atividade física: No começo, é difícil, mas depois dos primeiros minutos você passará a se sentir bem. Faça um alongamento, por exemplo. O desafio é começar, mas a recompensa é boa
Durma bem: Se sua noite de sono não for reparadora, a chance se sentir preguiça durante o dia é grande. Um adulto precisa de 7 a 8 horas de sono
Abra as cortinas: O corpo desperta com a luminosidade. Ao acordar, abra as cortinas e deixe a claridade do dia entrar em casa
Corra para o sol: Além de ajudar a despertar, a luz solar também vai aquecer. Sempre que o sol aparecer, aproveite
Coma bem: Não exagere nas comidas mais pesadas, pois elas tendem a deixar o corpo mais preguiçoso. Invista em sopas de legumes e outras comidas leves e quentes.

Evelin Azevedo, da Agência O Globo

Postar um comentário

0 Comentários