Notícias

6/recent/ticker-posts

Barragens baianas são vistoriadas pela Comissão do Meio Ambiente da AL-BA


A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) visitou duas barragens, nesta quinta-feira (23), a barragem de Santo Antônio e a de Tabua II, ambas situadas no município de Ibiassucê, localizado a 625 quilômetros de Salvador. A iniciativa surgiu com a finalidade de averiguar de perto as condições reais de segurança dos reservatórios, que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).
 
De acordo com informações do engenheiro agrônomo e assessor técnico da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da AL-BA, Eduardo Macário, o vertedouro da barragem de Tabua II está danificado de modo que não existe capacidade de armazenamento, ou seja, o que pode acontecer em caso de fortes chuvas é simplesmente a água correr normalmente pela calha de drenagem natural. Situação bem diferente da barragem de Santo Antônio. “Essa última é classificada como de risco (2), podendo, em caso de chuvas fortes, ocorrer o seu rompimento com graves consequências para a população de Ibiassucê, passando do estado de risco para estado de perigo”, explicou.
 
O deputado José de Arimatéia, presidente da Comissão, acredita que existiu um equívoco por parte da Agência Nacional de Águas (ANA) em não classificar a barragem de Santo Antônio como de risco em seu relatório que pontua 10 barragens na Bahia com ameaça de rompimento. O parlamentar ressaltou ainda a grande importância desse equipamento para o fornecimento de água à população local. “Inclusive o volume de água acumulado, segundo os representantes do DNOCS, vereadores e prefeitura da cidade, é suficiente apenas para este ano, mas caso não tenha chuvas, existirá a necessidade de racionamento”, disse o republicano, que irá ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Fortaleza, no próximo dia 31 de maio, para dialogar sobre a situação das barragens do estado.

(BNews)

Postar um comentário

0 Comentários