Notícias

6/recent/ticker-posts

Golpe no Facebook promete passagens aéreas da LATAM Airlines


Um novo golpe no Facebook, identificado pela ESET, oferece passagens aéreas gratuitas da companhia LATAM Airlines Brasil, antiga TAM. No caso, o golpe diz que as passagens serão entregues em comemoração ao 41° aniversário da companhia.
De acordo com Camillo di Jorge, presidente da ESET no Brasil, "os cibercriminosos induzem os usuários a responderem uma pesquisa em troca de recompensa financeira. E para receber a suposta recompensa, o leitor acaba aceitando a inscrição em serviços de mensagens Premium, com tarifas bastante caras ou ainda, sem perceber, instala em seu navegador complementos maliciosos".

O golpe também pode ser caracterizado como phishing. Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias. 
Sobre o golpe, a ESET explica que quando um usuário desatento clica no link da publicação, é automaticamente redirecionado para uma página que conta com uma interface muito semelhante à da LATAM. Além disso, a vítima também visualiza uma mensagem parabenizando-a por obter dois bilhetes gratuitos.
“Como em muitos outros golpes desse tipo, se observar atentamente o domínio do site, poderá notar que não é o endereço real da empresa, mas apenas um subdomínio de outro site estranho”, comenta di Jorge. “Esse é o primeiro sinal de atenção para o golpe”.
A ESET também informa que, nesse golpe, também é possível observar mais uma ferramenta de "Engenharia Social" utilizada pelos cibercriminosos neste caso: falsos comentários de supostos usuários do Facebook, que alimentam ainda mais a participação no concurso, gerando uma aparência ainda mais legítima para o golpe. (tecmundo)

Postar um comentário

0 Comentários