Notícias

6/recent/ticker-posts

Implantação do grupamento do Corpo de Bombeiros em Jacobina é discutida na SSP

Fotos Divulgação / Daniel Ferreira

A implantação de um grupamento do Corpo de Bombeiros em Jacobina foi discutida nesta quinta-feira (3), em Salvador, na sede da Secretaria de Segurança Pública, em uma audiência mediada pelo deputado Marcelino Galo (PT). Na oportunidade também foi tratado da necessidade de instalação do Departamento de Polícia Técnica e da recuperação do Sistema de Monitoramento de Câmeras na cidade.
O encontro com o secretário Mauricio Barbosa contou com a participação de Artur Teixeira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), Nicolau Moura, venerável da Loja Maçônica Fraternidade Jacobinense, João Batista, da Associação Comercial de Jacobina, Cláudio Almeida, do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Rogério Ferreira, da Câmara de Dirigentes e Lojistas, Daniel Moura, secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Sampaio, coordenador da Defesa Civil, Antônio Jeremias, do Lions Club de Jacobina, Carlos Nisan, diretor comercial da ACIJA, e Neide Vieira, do Rotory Club.
À tarde, no gabinete do deputado Marcelino Galo, uma segunda audiência, dessa vez com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, ratificou a necessidade do território, que abrange 20 municípios, ser contemplado com uma unidade que contribuirá com a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos na região.
“O secretário Maurício Barbosa e o Coronel Telles foram muito atenciosos, ouvindo as representações da cidade, discutindo coletivamente as questões que são muito importantes para Jacobina e que defendemos por compreender exatamente isso, que a implantação do grupamento do Corpo de Bombeiros, a recuperação do sistema de monitoramento de câmeras e a instalação, aonde funcionou o DERBA, do departamento de polícia técnica são ações fundamentais para fortalecer a segurança pública na cidade e potencializar o desenvolvimento regional”, afirmou Galo, recordando que em 2015, quando fez uma vistoria técnica na Barragem da mineradora Yamana Gold percebeu, junto com o ex-deputado Amauri Teixeira, focos de incêndio na estrada e teve que alertar os bombeiros de Senhor do Bonfim para que se dirigissem à região a fim de evitar que os incêndios se propagassem. “Jacobina é uma cidade polo, que não pode ficar sem um grupamento do Corpo de Bombeiros para atender necessidades emergenciais como esta que presenciamos naquele ano”, enfatizou o parlamentar que preside a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa.
“Saímos 4h30 da madrugada de Jacobina para participar dessa agenda que foi marcada pelo deputado Marcelino Galo. Estamos retornando otimistas de que vamos ser contemplados por esse Grupamento do Corpo de Bombeiros. Jacobina merece ter a brigada de combate a incêndio para nos dar tranquilidade, segurança, já que percebemos que estamos fragilizados, sem estrutura de contrapor a possíveis acidentes, a exemplo do incêndio de um órgão público (ADAB) e do ônibus que destruiu uma residência. Retornamos para Jacobina com a certeza de que vamos ter o grupamento do Corpo de Bombeiros”, avaliou Artur Teixeira.


Postar um comentário

0 Comentários