Notícias

6/recent/ticker-posts

Golpe virtual oferece caixa de lápis de cor gratuita para atrair vítimas

Foto: Reprodução
Os pais e os responsáveis por crianças em período escolar já se preocupam com a compra de materiais para o início de um novo ano letivo. E, por isso mesmo, a oferta de uma caixa de lápis de cor Faber Castell gratuita na internet tem feito muitos caírem em uma armadilha. Trata-se de um golpe virtual, espalhado pelo WhatsApp e pelo Messenger do Facebook.
Na mensagem, os criminosos prometem enviar o item para todos os que se cadastrarem na falsa promoção. A inscrição supostamente começa em um link com um formulário que pede nome, e-mail para contato e endereço — o que permite a criação de um banco de dados com as informações fornecidas pelos internautas. Além disso, a etapa seguinte, que depende do tipo de aparelho usado por quem está sendo enganado, também gera benefícios aos golpistas.
Quem tem um dispositivo com sistema operacional Android recebe instruções para instalar um aplicativo malicioso ou ser redirecionado para uma página cheia de anúncios, que pagarão aos golpistas pela visualização.
Usuários de iOS, por outro lado, recebem convite para instalar aplicativos legítimos, mas que também ajudam os criminosos: apesar de não roubarem dados das vítimas, eles funcionam em um sistema “pay per install”, ou seja, pagam uma determinada quantia aos golpistas a cada download feito.
Para fugir deste e de outros crimes virtuais, a principal dica é desconfiar sempre. Ações promocionais creditadas a empresas que não são informadas nos sites e redes oficiais das marcas costumam ser ciladas. O melhor é não participar nem repassar a mensagem, já que é assim que o potencial do golpe cresce. *iBahia

Postar um comentário

0 Comentários