Notícias

6/recent/ticker-posts

Será realizado em Santo Antônio de Jesus entre o dia 23 à 25/05, através da ASDEV o fórum estratégico

Imagem Ilustrativa

Será realizado em Santo Antônio de Jesus, entre os dias, vinte e três a vinte e cinco de maio, através da ASDEV (Associação Santo-antoniense dos Deficientes Visuais) o fórum estratégico: por uma outra conscientização acerca da pessoa com deficiência. Este evento terá como objetivo, discutira importância de estimular a sociedade e equipes que trabalham com pessoas com deficiência a buscarem formas de favorecera interação deste, em todos os espaços da sociais. 
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
23/ 05/2018
          Turno Matutino (09h às 10h) – Palestra com o jornalista consultor em acessibilidade cultural, José Ednilson Sacramento. Neste momento, será discutido, a importância de estimular o diálogo entre as partes envolvidasno processo de transformação do ambiente para uma boa interação entre a equipe de trabalho e a pessoa com deficiência. Para ajudar no entendimento das especificidades, na forma de lidar com o outro, observando, que o outro, pode ser você mesmo. Local: Posto de saúde do Andaiá SAJ.
• (10h às 11h) – Roda de diálogo e oficina com Rita Ribeiro e Sabrina Santana, queirão dar dicas e técnicas além de demonstrar como conduzir uma pessoa com deficiência.
          Turno Vespertino (14h às 17) – Palestra com o Professor de Informática e presidente nacional da Federação de Xadrez adaptado, Jefferson Teles. Que irá discutir,a importância das tecnologias assistivas, para a pessoa com deficiência. E oficinas de como baixar e configurar o software para pessoa com deficiência em celulares, tablets e computadores. Local: IFBA-SAJ.
           24/05/2018
          Abertura cultural com Djalma Santana.
          Turno Matutino (08h30min às 09h30min) – Palestra no Colégio Estadual, com o Presidente do Conselho da pessoa com deficiência, de Santo Antônio de Jesus, Josiel Barreto, que discutirá o tema: a importância da família e da sociedade, no processo de transformação social da pessoa com deficiência, com foco na juventude e na escola.
• (09h30min às 11h30min) – Roda de conversa com a Socióloga e atriz Cristina Gonçalves, discutindo, a importância da inclusão da pessoa com deficiência nos momentos culturais da escola;
Silvia Cristina professora de Braile e Orientação e Mobilidade de Deficientes Visuais, dando dicas e técnicas de como lidar com a pessoa com deficiência no momento do acolhimento;
 Sabrine Santos irá falar da importância dos espaços perceberem a pessoa com deficiência como parte dele e não aparte.
• Turno Vespertino (das 14h às 15h) – Palestra com Jefferson Teles onde irá discutir a importância das ferramentas digitais para a pessoa com deficiência.
• (das 15h às 16h) Palestra com Patrícia Braile discutindo o que é tecnologia assistiva fazendo um breve histórico sobre o assunto;
• (das 16h às 17h) Exposição de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência e como utilizar, com a professora Alexandra Veiga. Local: Centro de Apoio Pedagógico Aurélio Pires.
25/05/2018
          Turno Matutino (09h às 12h) – Palestra com o jornalista consultor em acessibilidade cultural José Ednilson Sacramento, que irá discutir noções introdutóriassobre recursos de acessibilidade, acessibilidade ao cinema, ao teatro e as artes visuais. Exposição do conceito de acessibilidade cultural, discussão sobre a aplicação dos recursos e exibição de filmes com audiodescrição Local: Cine Itaguari.
          Turno Vespertino (13h às 14h) – Conversa com Leuza Borges, tema livre. Local: Policlínica de Santo Antônio de Jesus.
(das 15h às 16h) - Palestra com a Professora doutora Luciana Silva, que irá discutir os desafios de ser mulher na contemporaneidade. E a importância da família, do estado e da sociedade, no processo de acolhimento a mulher com deficiência.
• (das 16h às 17h) – Coffee break Local: Secretaria de Assistência Social-SAJ.    

Criação e coordenação do projeto: Leuza Borges



Postar um comentário

0 Comentários