Ensopado de bode de Santo Antonio de Jesus concorre a melhor prato


Cidade disputa o “Panela de Bairro”, da TV Bahia, com Amargosa e Cruz das Almas
O quadro de gastronomia Panela de Bairro, da TV Bahia, saiu de Salvador e foi até o interior do estado, visitando cidades que tem um São João forte, como Santo Antonio de Jesus, Amargosa e Cruz das Almas. A primeira parada do repórter Dalton Soares, que comanda a atração, foi na capital do Recôncavo. Ele visou o restaurante Bode na Brasa, de José Marinho e Rita de Cássia Andrade, que apresentaram um ensopado de bode com farofa de cuscuz.
Rita não só passou a receita e o preparo para Dalton, como ensinou segredos – ela usa ervas como alecrim e manjericão para intensificar o sabor. O programa foi ao ar no dia 3 de junho e a delícia de bode segue na disputa de melhor prato com os de Amargosa e Cruz das Almas. Quem decide é o público através de votação no site g1.com.br/bahia.

Confira a receita:
Ensopado de bode com farofa de cuscuz
Ingredientes
2 kg de paleta de bode, 3 limões, 2 cebolas roxas, 8 dentes de alho picados, 1 pimentão picado, 3 tomates picados, 6 pimentas-doces, 8 folhas de hortelã grosso, 3 colheres de sopa de manjericão, 2 pitadas de alecrim,
1 colher de sopa de corante, 4 colheres de extrato, Sal e pimenta do reino a gosto, 150 ml de leite de coco e
1 colher de shoyu
Preparo
Lave o bode cortado em pedaços com limão. Tempere com alho, sal, pimenta do reino, corante e shoyu. Leve à panela de pressão com óleo e refogue. Vá acrescentando os outros ingredientes e refogando. Por último, ponha o leite de coco. Feche a panela e cozinhe por 30 minutos.
Para a farofa. Hidrate farinha, coloque duas colheres de manteiga e leve para a cuscuzeira. Numa panela refogue cebola, tomate, coentro e cebolinha em duas colheres de manteiga. Desmanche o cuscuz no refogado, mexa bem e sirva ao lago do Ensopado de Bode.(ASCOM)